Início do Conteúdo Principal
26/06/2018

O que fazer em Porto Seguro/BA

Por Don Castro

Você com certeza já ouviu falar de Porto Seguro, mas com certeza não viu o que a região de Porto é capaz de oferecer em questão de diversão e passeios. Este local privilegia-se por comportar belíssimas praias que são anualmente visitadas por turistas de todo o mundo. Independente do período do dia, a região de Porto Seguro demonstra-se como um destino bem completo para todos os perfis de visitantes, desde os mais tranquilos até os mais dinâmicos.


1 - A ROTA DO DESCOBRIMENTO
Entre os pontos mais relevantes, destaca-se a Rota do Descobrimento. Trata-se de um trajeto definido que passa entre as cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte. A travessia sustenta-se de um contato bem próximo à natureza, permitindo o conhecimento de parques naturais e belas praias. A nomenclatura dá-se pelo ponto inicial em que os portugueses se localizaram na chegada ao Brasil ao final do século XV, dando a referência do trajeto feito pelos mesmos enquanto davam os primeiros passos em terras tupiniquins. Não à toa, esta região formada por cerca de 75 km de extensão foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco no ano de 1999.


2 - PRAIA DA COROA VERMELHA
Em relação às praias, muitas destacam-se pelas águas calmas e claras, como a Praia da Coroa Vermelha. Esta praia distingue-se também pelo fato de simbolizar a primeira missa realizada no Brasil. Um local amplamente adequado para quem busca tranquilidade diante de um visual aprimorado dos bens naturais que a região oferece. A praia localiza-se entre os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Vale lembrar também do artesanato dos índios pataxós, que é muito presente na região.


3 - SANTA CRUZ CABRÁLIA
Também localizado na Costa do Descobrimento (ou Rota), Santa Cruz Cabrália (ou só Cabrália) também posiciona-se como uma das cidades históricas da Bahia. Em vários pontos deste local é possível observar muitas paisagens fascinantes, pois a cidade possui um mirante e algumas construções históricas dos séculos XVII e XVIII que guardam a tradição e parte da história da cidade. Além disso, o município possui ótima infraestrutura para o recebimento de turistas em virtude da rica vegetação, da tranquilidade de suas vilas e pelas praias de águas transparentes.


4 - ARRAIAL D'AJUDA
A arquitetura rústica e ao mesmo tempo colorida ficam por conta de Arraial d'Ajuda, distrito de Porto Seguro. Um vilarejo cheio de estilo e de gente muito acolhedora. Além de um visual todo despojado e agradável, seu charme encontra-se nos detalhes que fazem do Arraial um local todo diferente de tudo que você já deve ter visto. Entre as suas belezas, também podemos citar as suas praias de águas muito límpidas, como a Praia do Parracho e a Praia do Mucugê.


5 - TÔA TÔA
Entretanto, se você busca entretenimento e diversão com a galera, o seu lugar é a Cabana Tôa Tôa, localizada na Praia de Taperapuan. O local dispõe de uma estrutura notável de 4000 m² e oferece momentos de lazer e conforto sem que perca o clima de praia de Porto Seguro. Além do Luau Tôa Tôa, uma oportunidade de curtir a noite de praia ao lado de muita gente bacana e cheia de energia. Lá também são realizadas muitas atividades recreativas entre os visitantes e atrações para todos os gostos musicais.


6 - TRANCOSO
A vista das praias de cima das falésias, as piscinas naturais de águas transparentes e toda a graça das casas coloridas em Quadrado não mentem: Trancoso está entre as regiões mais bonitas do país. O distrito de Porto Seguro é visitado anualmente por milhares de turistas do Brasil e do mundo, e por mais que tenha resorts luxuosos e festas badaladas, com a presença de celebridades, sejam promovidas hora ou outra por lá, o lugar também conserva aquela atmosfera interiorana ideal para quem gosta de descanso.


7 - MERGULHO
Uma opção para quem ama mergulhar com os golfinhos é frequentar uma escola de mergulho. 
Selecionamos aqui alguns pontos de mergulho próximo a nossa villa: http://nemodive.com.br/meurgulhos/


8 - GASTRONOMIA
Finalizando, se tem algo em comum entre todos os pontos mencionados acima é a culinária da região de Porto Seguro, que se alterna entre comidas típicas e tradicionais da região, referências das cozinhas mineira e indígena e a forte identidade baiana. E no mês de Novembro teremos o famosa e tradicional festival da Lagosta em Santa Cruz Cabralia.
Independente de um perfil mais tranquilo ou agitado de quem visita, a região de Porto Seguro é o ponto turístico perfeito para quem pretende desfrutar de muita natureza aliada à muita tradição. Uma cidade que preserva seus pontos tradicionais com muito apreço e que se moderniza de acordo com as suas necessidades sem que perca seus traços célebres vindos dos tempos mais antigos que forneceram a devida identidade ao município. Venha conhecer a Bahia e sinta-se como se estivesse em casa. Afinal é a casa de todos nós brasileiros.

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR!

Restaurantes:
Point do Pastel 
Restaurante A Grande Familia
Casinha Mix
Cabanas de praia
7 mares
Quinta da Aldeia
Pastelaria do Alemão
Hamburgueria Kijeme do Pajé
Pizzaria Du Cheff

Outros:
Aqui Tem (Made in Cabrália)
Mademoselle (Moda praia)
Xô Mano (Moda praia)





WhatsApp

Messenger